quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Esse Aqui Eu Recomendo: Java Decompiler

Essa ferramenta foi perfeita para mim! Eu estava precisando "decompilar" algumas classes Java e, por acaso, achei no Google esse aplicativo. Ele tem uma versão standalone e um plugin para o Eclipse.

Eu utilizei a versão standalone e realmente a ferramenta é muito boa. Quando eu abri a primeira classe, ela já mostrou toda a hierarquia de pacotes e suas classes, bastando eu clicar para que ele abrisse essa classe em uma nova aba. Achei muito prática e simples de usar, recomendo a todos.

http://java.decompiler.free.fr/

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ferrmenta para baixar vídeos streamming

Não sei quanto a vocês, mas eu já tive vontade de baixar um vídeo ou um áudio que estava no YouTube, por exemplo, e me deparei com a necessidade de fazer o download em FLV, depois instalar um software para converter isso..... um saco né? Com esse serviço, Free FLV Converter Free FLV converter from Bender, você consegue baixar vídeos já no formato do iphone, por exemplo. Legal demais...

É apontar a URL, escolher o formato e baixar. Simples e prático.
Roubada de: Fonte: OVelho

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O problema do preço


Você desenvolve ou pretende desenvolver algum projeto freelancer e não sabe como precificá-lo? Eu passei por esse problema recentemente e admito que não é tarefa fácil para marinheiros de primeira viagem. Basicamente não sabia qual estratégia utilizar para definir um valor. Seria pelo tempo de desenvolvimento? Pela quantidade de módulos? Pela categoria do software? Havia ainda outra questão: o cliente concordaria com o valor cobrado? Todos sabemos que clientes querem pagar o mínimo para obter o máximo(afinal também assumimos o papel de cliente em algum momento).
Encontrei uma luz no fim do túnel no livro Don't Just Roll the Dice: A usefully short guide to software pricing. Trata-se de um e-book gratuito (clique aqui para baixá-lo) em que é abordado exatamente do problema de precificar um software, apresentando diversas estratégias, algumas até inusitadas. Inclusive a que utilizei foi baseada no livro.
Fiz o seguinte: perguntei ao cliente quanto ele gostaria de pagar, sem especificar qualquer funcionalidade ou prazo de entrega. Como vocês devem imaginar, foi uma merreca. Com esse valor em mente e uma estimativa de esforço, estabeleci algumas versões, desde a "meia boca edition" até a "ultimate". Após alguns dias, apresentei a versão "meia boca", que era compatível com o valor mencionado por ele. No fim chegamos num acordo. Seria uma versão intermediária. Bom para todo mundo.
É isso galera, em breve publico uma resenha completa do livro.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

EKAATY DAY + KDE 4.4 Release Party + Comunidades Open Source

"Notícias recentes do mundo da tecnologia,falam sobre o Linux e sobre o software livre de formas distintas, trazendo à tona uma série de possibilidades para um futuro que, em se tratando de informática, é agora. A ideia de uma sociedade baseada em colaboração, códigos abertos e melhoria em comunidade está cada vez mais forte e presente em nossas vidas. Por esses motivos, as comunidades de software livre presentes na Bahia organizaram o KDE 4.4 Release Party. As KDE Release Parties são um tradicional evento realizado no momento do lançamento das versões do KDE, que ocorre geralmente a cada 6 meses. Na ocasião, apresenta-se as novidades mais recentes, o que podemos esperar das próximas versões e, é claro, muita diversão para comemorar. Este ano, além do KDE 4.4 Release Party haverá a demonstração das principais linguagens de programação e tendências no desenvolvimento de programas (Java, PHP, Ruby on Rails, Manifesto Ágil, etc), exibição da ferramenta NetBeans, além do lançamento do Ekaaty 4 Linux, uma distribuição brasileira baseada no KDE, onde será apresentada a distro. Esse evento esta sendo sediado pela Faculdade de Engenharia ÁREA1 em Salvador, Bahia que sempre apoia eventos de Software Livre."

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Prêmio da Promoção Sherlock da Targus

Pessoal, vocês lembram da Promoção Sherlock da Targus que eu falei aqui no blog? Pois bem, eu fui contemplado com um brinde por causa dessa mochila:


Até aí, tudo bem, só festa, consegui meu acessório Targus, uhuuuuuu! Hein? O que? Não é um acessório não? Mas no site dizia que era um acessório Targus?


Ah, entendi! O que a gente ganha nessa promoção não é um acessório Targus, é um punhado de brindes e ítens aleatórios da Targus, tipo: Boné,  Máscara de dormir infantil (hein?), Balas Targus (balas Targus, como asim?), Protetor auricular (os vizinhos precisaram de alguns) e uma Bóia inflavel infantil para apoiar o pescoço (nem sei como se chama esse "ranso").
No fim das contas eu to feliz com meu super kit altamente variado para qualquer eventualidade Targus, afinal, nunca se sabe quando e está comendo uma bala e é necessário tapar os ouvidos, proteger o pescoço, tapar os olhos e colocar um boné!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

OpenXenCenter

Recentemente, no meu trabalho, decidimos utilizar uma solução de virtualização para melhor aproveitar a capacidade de um servidor. Para isso utilizamos o Xen Server, e para gerenciar as diversas máquinas virtuais, discos e tudo mais, utilizamos o XenCenter.
O problema disso é que o XenCenter só roda em Windows, mas graças a Deus seu desenvolvedor, existe o OpenXenCenter.
 
O teste que eu fiz aqui funcionou bem,  em determinados momentos houve um pouco de instabilidade, mas no geral o software é muito bom.