sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O problema do preço


Você desenvolve ou pretende desenvolver algum projeto freelancer e não sabe como precificá-lo? Eu passei por esse problema recentemente e admito que não é tarefa fácil para marinheiros de primeira viagem. Basicamente não sabia qual estratégia utilizar para definir um valor. Seria pelo tempo de desenvolvimento? Pela quantidade de módulos? Pela categoria do software? Havia ainda outra questão: o cliente concordaria com o valor cobrado? Todos sabemos que clientes querem pagar o mínimo para obter o máximo(afinal também assumimos o papel de cliente em algum momento).
Encontrei uma luz no fim do túnel no livro Don't Just Roll the Dice: A usefully short guide to software pricing. Trata-se de um e-book gratuito (clique aqui para baixá-lo) em que é abordado exatamente do problema de precificar um software, apresentando diversas estratégias, algumas até inusitadas. Inclusive a que utilizei foi baseada no livro.
Fiz o seguinte: perguntei ao cliente quanto ele gostaria de pagar, sem especificar qualquer funcionalidade ou prazo de entrega. Como vocês devem imaginar, foi uma merreca. Com esse valor em mente e uma estimativa de esforço, estabeleci algumas versões, desde a "meia boca edition" até a "ultimate". Após alguns dias, apresentei a versão "meia boca", que era compatível com o valor mencionado por ele. No fim chegamos num acordo. Seria uma versão intermediária. Bom para todo mundo.
É isso galera, em breve publico uma resenha completa do livro.

Um comentário:

  1. "meia boca edition" foi ótima. Eu tive 2 tipos de projetos freelancer: o que eu perdi algum tempo planejando e precificando ("justamente") e o cliente recusou e o que eu planejei, precifiquei ("baratamente") e no final eu entreguei um produto muito maior, com várias alterções e o dindin ainda foi parcelado... :( !

    Vou ver se esse e-book também me salva dessas enrascadas.

    ResponderExcluir