terça-feira, 21 de abril de 2009

Oracle compra a SUN

A Oracle comprou a SUN.

"E agora o que vai acontecer com o Java?" Foi a primeira coisa que me perguntou um amigo quando dei a noticia.

Um outro amigo disse que "O sonho acabou" quando dei a noticia.

Publicamente a Oracle anunciou que por enquanto tudo continua na mesma, as empresas continuam com seus nomes e trabalhando na fusão.

Na minha opinião a Oracle já esta bastante envolvida com a tecnologia Java e tem um bom relacionamento com a SUN. Prova disso é que já usa Java em seu banco de dados e recomenda o Solares para instalação do seu banco de dados. Então não teria nenhum motivo para abandonar o Java.

Outros motivos para a Oracle só querer que o Java cresça:
- Java é a linguagem mais utilizada no mundo.
- As marcas Sun e Java já tem um grande valor de mercado.

Não acredito que o "sonho acabou".


Então criei uma enquete no blog para saber o que as pessoas estão pensando sobre isso.

3 comentários:

  1. Não sei quanto ao Java, acredito que este não corra tantos riscos. O que me preocupa é que, a Oracle, sendo a empresa competitiva que é, pare (ou diminua drasticamente) os investimentos de ferramentas como o Netbeans, Glassfish e MySQL (esse principalmente). Embora ferramentas como o SQL Developer e SQL Data Modeling (ambos feitos em Java Swing) sejam free (não sei se open), temos o JDeveloper e o Oracle Weblogic Application Server, concorrentes diretos. Bem, só o tempo dirá, e não acredito que vá demorar muito para sabermos.

    Abraços,

    Alejo

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que as empresas continuarão trabalhando do mesmo jeito que fizeram até agora, sem reduções de investimento, tipo Submarino e Americanas.com.
    Pra mim Sun, Java são nomes muito fortes e consolidados para que a Oracle faça qualquer coisa que possa abalar isso, pelo menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que vai acontecer com MySQL, Openoffice, e adjacências, mas eu quero o certificado Oracle Certified Enterprise Architecth :D

    ResponderExcluir