sexta-feira, 22 de maio de 2009

Virtual Box 2.2 para Ubuntu 9.04 (Máquina Virtual)

Olá pessoas, vocês já leram por aqui sobre como solucionar problemas usando máquina virtual. Hoje vamos falar sobre como instalar, no Ubuntu 9.04, essa maravilhosa ferramenta, a Virtual Box 2.2, que pode nos ajudar em várias situações. Então, mãos a obra, ou melhor, ao teclado.

Passo 1:

Habilitar no sources.list o repositório onde encontraremos o arquivo da virtualBox 2.2 para download. Isso pode ser feito ou pelo console ou pela interface gráfica, aqui faremos pela interface gráfica.

Clique em, Sistema → Administração → Gerenciador de Pacotes Synaptic. Na tela do gerenciador que se abriu, clique em, Configurações → Repositórios. Na tela de Canais de Sotfware que acabou de abrir navegue para a aba de Programas de Terceiros, clique no Botão Adicionar e coloque no campo Linha do APT o texto: deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian jaunty non-free. Clique em Adicionar Canal e feche as janelas de Canais de Software e Gerenciador de Pacotes Synaptic.

Figura 1: Mostra a nova linha inserida após a atualização do sources.list

Passo 2:

Pegar a chave de autenticação para o repositório de onde vamos obter a Virtual Box. Desta vez faremos via console.

No seu console digite: wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/sun_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -, pressione Enter e aguarde a máquina processar. Ao termino do processamento vá até a janela de Canais de Software, da mesma forma que fez no passo 1, e veja que na aba de autenticação terá a linha da chave para a Virtual Box, conforme mostra a figura 2 logo abaixo.

Figura 2: Mostra a chave de autenticação para a virtual box.


Atualizar os cabeçalhos de novos pacotes a serem instalados. Usaremos o console mais uma vez.

No seu console digite: sudo apt-get update, pressione Enter e aguarde a atualização.

Passo 4:

Instalar a Virtual Box. Agora que ninguém lembra mais do mouse, volte ao seu console e digite: sudo apt-get install virtualbox-2.2, pressione Enter e aguarde a máquina terminar o processamento.

Ao termino do processamento, e se tudo ocorreu bem, sua Virtual Box já estará disponível no Menu Aplicativos → Sistema.

Para não enfrentar problemas de permissão para montar unidades de CD/DVD, pendrives etc., basta colocar o comando gksu na frente do lançador da máquina virtual, conforme mostra a figura a baixo. Faça isso antes de qualquer nova máquina virtual.

Figura 3: Mostra as propriedades do lançador da máquina virtual.

Por fim, uma ilustração da Virtual Box instalada aqui na minha máquina.

Figura 4: Virtual Box rodando com dois S.O. Instalados.

Bem, espero ter ajudado. Agora vou ali beber uma coca-cola e breve falaremos sobre dicas para melhorar a usabilidade da Virtual Box, um forte abraço a todos.

Um comentário: