terça-feira, 18 de maio de 2010

Ubuntu 10.04 / Active directory com Likewise-open: Definindo o domínio como login padrão.

Bom eu fiz a atualização do ubuntu 10.04 e tive bastante problema com a nova versão do likewise-open. Depois de muita pesquisa encontrei a solução no ubuntu forums.


Vamos ao passo a passo...

Abra o terminal e digite:
sudo add-apt-repository ppa:likewise-open/likewise-open-ppa

sudo aptitude update

sudo aptitude safe-upgrade


Quaando os comandos acima tiverem terminado edite o arquivo /etc/likewise-open/lsassd.reg

Digite no terminal:
gksudo gedit /etc/likewise-open/lsassd.reg


Quando o arquivo abrir, substitua "AssumeDefaultDomain"=dword:00000000 por "AssumeDefaultDomain"=dword:00000001

Após editar e salvar volte ao terminar e digite:

sudo lwregshell import /etc/likewise-open/lsassd.reg

sudo lw-refresh-configuration


Pronto! Teoricamente, após os comandos acima você já será capaz de logar no domínio. Tente e deixe o feedback para nós nos comentários.

10 comentários:

  1. ola ian,

    segui seu tutorial pois estou com problemas pra logar no ad quando tento o comando tenho os seguinte erro mesmo apos as alterações que voce recomendou.

    sudo domainjoin-cli join MYDOMAIN.BR ipaz
    ipaz@mydomain.BR's password:

    Error: Lsass Error [code 0x00080047]

    59 (0x3B) ERROR_UNEXP_NET_ERR - Unknown error

    ResponderExcluir
  2. humm, digite no console:

    dpkg -l | grep likewise

    e cola o resultado aqui.

    ResponderExcluir
  3. Ah, sem querer ser chato porém já sendo... esse domínio MYDOMAIN.BR existe?

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica mais poderia fazer um tutorial com mais detalhe,desdo do inicio da instalação até essa parte que arrumar.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. um tutorial da instalação do likewise-open vc encontra aqui:

    http://javalinuxevatapa.blogspot.com/2008/05/ubuntu-active-directory-um-guia-simples.html

    ResponderExcluir
  7. Ian, boa tarde.

    Eu sou um dos gestores dos Telecentros da minha cidade e implantamos o Linux Educacional nas estações, que é baseado no Ubuntu 8.04.
    Um dos pedidos que recebi foi fazer uma servidor para autenticação das estações em um AD ou OpenLDAP. Após alguma pesquisa, descobri o Likewise-open e resolvi fazer alguns testes. O programa é simples e funciona, porém eu gostaria que o usuário que fizesse login tivesse o mesmo perfil (ícones, papel de parede e configurações de painel) que um usuário padrão "aluno" que eu criei. Eu copiei os diretórios do usuário "aluno" no /etc/skel, mas mesmo assim os usuários carregam com um perfil diferente.

    Alguma idéia de como resolver isso?!
    Desde já, obrigado!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Senhores, consegui resolver isso utilizando a versão 6 do Likewise-open e trabalhando com o registro da forma citada pelo Ian. Nesta versão, os usuários do domínio já em por padrão pegar o perfil do diretório /etc/skel. E há muitas outras opções que podem ser alteradas através do citado arquivo lsassd.reg. Dúvidas, estou a disposição.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  9. Legal pedro... eu tinha visto sua pergunta no trabalho ontem, deixei pra responder quando estivesse em casa mas acabei esquecendo. De qualquer forma eu não sabia resolver. Ia pesquisar pra tentar responder, mas fico feliz que tenha conseguido. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Já consegui ligar ao domínio.
    Mas não consigo fazer login :(
    Se eu for ao likewise-open gui vejo que estou ligado.

    Como posso fazer para fazer o o login

    obrigado

    ResponderExcluir