quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Que vergonha!!!

Eu não gosto muito de aceitar a ideia de que o Brasil é um país de oportunistas, mas infelizmente é verdade. Só analisando os nossos governantes a gente pode ter uma prova disso. Agora a coisa piora mais ainda quando chega na Bahia, e mais uma vez eu odeio essa ideia, mas sou forçado a aceitá-la.

Não estou querendo aqui consertar o mundo não, mas eu vou relatar algo que Mário me mostrou e, de certa forma, nós ficamos chocados:
Neste site aqui, um baiano "mal-caráter", pra não falar nada pior, está vendendo o Netbeans 6.1, ou na verdade o "Net Beans 6.1 Serial Original Frete Grátis", na maior cara dura, como se fosse algo que ele realmente desenvolveu e está cobrando pelo trabalho dele. Além disso, no site dele, ele anuncia vários outros softwares piratas de forma descarada.

Eu sei que vocês devem estar pensando que isso acontece em todo lugar, que várias pessoas vendem software pirata e que isso é besteira e que eu não tenho mais nada a fazer do que falar sobre essas besteiras no blog. O fato é que apesar de a pirataria estar de forma escancarada no mundo, eu não acho que isso seja uma coisa saudável e normal, mas o absurdo todo foi vender um software que é opensource como sendo seu e sem agregar nenhum tipo de serviço ou garantia.

Na minha visão era muito melhor ele estudar o Netbeans 6.1 e ganhar muito mais dinheiro dando cursos de melhores práticas ou desenvolvimento rápido com a ferramenta, do que vender uma coisa que ele não fez, é oferecida de graça pelos desenvolvedores e ele nem sequer pensou em oferecer algum tipo de serviço por isso.

A questão da pirataria é crime, é errado e traz diversas consequencias para o mercado que atuamos, desenvolvimento de softwares, mas a que ponto estamos chegando?

Desculpem o desabafo, mas odeio esse tipo de coisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário